Depois de oito meses em tratamento contra a dependência química, Maria Solange Amorim, 51 anos, mais conhecida como Marina Silva Manaus, finalmente recebe alta médica e se reencontra com sua família após 13 anos sem contato. O tratamento, que ocorreu no Hospital Nova Reabilitação, em Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo, foi acompanhado por uma equipe de profissionais especialistas em casos de dependentes químicos como Maria Solange, usuária de crack e outras drogas por mais de duas décadas. Além da reabilitação, ela também conquistou seu sorriso de volta com o presente da Oral Unic Implantes onde recebeu próteses dentárias dando maior qualidade de vida e saúde bucal.
Tudo começou em julho de 2020, quando a diva do pop Madonna publicou um vídeo de Maria dançando seu single “Holiday”, à época, Maria estava sendo acompanhada por um amigo que lhe ofereceu condições de moradia e foi encontrada posteriormente pela equipe do Parceiros Brilhantes que ajudou em seu tratamento e na realização de seus três sonhos: sair das drogas, conquistar o sorriso e conhecer sua família.
Durante o processo de reabilitação, Maria Solange teve a oportunidade de se reencontrar com suas irmãs: Maria Ângela e Rosângela, as quais passaram, por muitos anos, buscando por ela que saiu de Fortaleza (CE) para Manaus (AM) há mais de 15 anos e se viu em condições de moradia de rua durante mais de uma década.
Personagem conhecida nas ruas do centro da capital amazonense, Maria Solange, por seu carisma e boa oratória, conquistou muitas pessoas por onde passou. O que mais queria era uma oportunidade. De acordo com Mayara Brilhante, diretora do Parceiros Brilhantes, a história de Maria foi uma das primeiras grandes ações do instituto.
“Quando identificamos o potencial da Maria e a forma como poderíamos ajuda-la, não perdermos tempo. Fechamos parcerias com as clínicas e conseguimos pagar toda reabilitação dela partir das doações que recebemos. Aprendemos, durante esse processo, que a dependência química é um assunto importante e que os dependentes precisam de tratamento adequado e guiado por profissionais, por isso, nossa escolha em leva-la para um lugar de referência sabendo que ela iria receber o melhor tratamento com ajuda dos profissionais adequados”, declara a diretora.
Sobre a ação em torno de Maria Solange, Mayara explica também porque começou a adotar o nome de batismo de Maria e não o do personagem criado. “Pessoalmente, desde o primeiro encontro que tivemos, a chamava pelo seu nome original e não o do personagem. Sempre quis dar a ela a identidade real até porque o apelido também era motivo de chacota em alguns momentos e quando uma pessoa passa por um processo que é sua cura, é importante dar uma identidade. Hoje ela gosta de ser chamada pelo seu nome real e busca, através de sua história, ser referência para outras pessoas que passam pelo mesmo problema que ela passou”, explica.
Maria Solange, que atualmente está com sua irmã mais velha em Fortaleza, declara que está muito feliz com esta nova etapa em sua vida. “Eu estou muito feliz em estar aqui com eles, em saber que minha família está me esperando de braços abertos para me dar carinho, abrigo, amor, para me ensinar também o que ainda posso aprender. Eu escolhi estar com minha família, esse reencontro para mim é importante após muitos anos, sinto falta de todos. Quero estar perto deles, da minha terra”, afirma Maria Solange.
Parcerias do bem
O tratamento de Maria Solange teve início no final de julho de 2020 no Hospital Nova Reabilitação, onde passou por acompanhamentos médicos e terapêuticos guiados por profissionais da área. Já a prótese dentária foi oferecida pela franquia Oral Unic Implantes, que possui mais de 120 unidades em todo o Brasil. O tratamento dentário foi realizado na unidade de Araras, a 189 quilômetros da sede do Hospital onde recebia a reabilitação. O acompanhamento bucal foi realizado pela equipe do Dr. Felipe Moraes e teve início 45 dias depois da internação de Maria.
“Tudo foi feito em sintonia, dando o melhor tratamento, humanizando o processo e respeitando a Maria Solange em suas escolhas. Mas isso tudo só foi possível porque, além das parcerias, também tivemos apoio dos nossos doadores, daqueles que acreditam na proposta do Parceiros Brilhantes e que, junto conosco, conseguem dar oportunidades e transformar vidas”, finaliza Mayara.